Compreender as cicatrizes das vacinas: causas, diferenças e tratamentos comuns

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

http://www.olivaclinic.com/
Créditos de Imagem shutterstock / freepik
            
                    NESTE ARTIGO

Ser vacinado é importante para obter imunidade adaptativa a algumas doenças potencialmente fatais. No entanto, algumas vacinas podem acabar deixando uma cicatriz ou uma bolha na nossa pele. Por exemplo, muitas pessoas recebem uma cicatriz de vacina BCG ou uma vacina contra a poliomelite no braço. A localização da injeção e sua natureza podem afetar a cicatriz geral na pele. Para se livrar da cicatriz da vacina contra TB, BCG ou varíola, é importante entender qual vacina deixa uma cicatriz. Mais tarde, um tratamento holístico é seguido para se livrar dessas cicatrizes de vacina.

O que é uma cicatriz de vacinação?

Você já deve saber como funciona a vacinação. Um vírus neutralizado é injetado em nosso corpo para que seu corpo forme imunidade contra ele. Na maioria dos casos, o vírus é injetado no corpo através de uma agulha. Como a agulha perfura nossa pele e destrói as células saudáveis, nosso corpo reage de maneira diferente enquanto as cura.

A formação de cicatriz vacinal e a cicatrização dependeriam majoritariamente do tipo de vírus injetado. Como resultado, as células regeneradas da pele não combinam e formam uma cicatriz vacinal no braço, no ombro ou em qualquer outra área. Às vezes, pode ser uma crosta plana, enquanto às vezes pode se transformar em uma bolha também. Infelizmente, mesmo com a idade, a cicatriz não desaparece e deixa uma impressão permanente.

Leia também: Como encontrar o melhor dermatologista para tratamento de remoção de cicatriz?

O que causa a cicatriz da vacina no braço?

Existem diferentes cenários em que uma vacina pode formar uma cicatriz em nosso corpo. Não importa se você foi vacinado quando era criança ou adulto, pode infectar sua pele mesmo assim. Como afirmado, toda vacina pode reagir de maneira diferente. Para entender o que causa uma cicatriz de vacina, vamos considerar o exemplo de uma vacina contra a varíola.

Para administrar uma vacina contra a varíola, várias picadas de agulha são usadas para inserir um vírus vivo (neutralizado) da irmã em nosso corpo. Quando o vírus entra em nosso corpo, ele reage de maneira semelhante à varíola e forma uma crosta no local da injeção. Como resultado, nosso corpo gera anticorpos contra ele e desenvolve imunidade à varíola.

Mesmo que atenda ao resultado desejado, a crosta que foi formada no local da injeção se transforma em uma bolha ou uma cicatriz pigmentada. Assim como uma cicatriz de vacina contra a varíola, uma cicatriz de vacina contra a tuberculose ou uma vacina contra a poliomelite no braço também pode se desenvolver. Poderia haver uma ligeira diferença na sua colocação e aparência. Por exemplo, uma cicatriz da vacina BCG é encontrada principalmente no ombro esquerdo devido a certas orientações sobre a colocação da injeção.

Leia também: cicatrizes brancas no rosto – causas, tratamentos e perguntas frequentes

Qual vacina deixa uma cicatriz?

Nosso corpo pode reagir a uma vacina de maneiras diferentes. Embora certas vacinas não deixem cicatrizes no corpo, elas podem deixar uma bolha proeminente em outra pessoa –

  • Vacina BCG – A vacina BCG é usada para tornar nosso corpo imune à tuberculose. A cicatriz da vacina contra a tuberculose geralmente começa com um inchaço no local da injeção. Em poucos dias, a dor é curada automaticamente. Demora cerca de 2 a 6 semanas para o blister vermelho diminuir e formar uma depressão
  • Vacina contra a varíola – Além do BCG, a vacinação contra a varíola também pode deixar cicatrizes de vacina. No entanto, essas cicatrizes são vistas principalmente em pessoas que nasceram nos anos 80 e anteriores. A cicatriz da vacina contra a varíola geralmente começa com uma pequena lâmpada vermelha e redonda. Gradualmente, diminui e deixa uma cicatriz depressiva
  • Vacina contra a poliomielite – A vacina contra o poliovírus inativado (IPV) também é conhecida por deixar uma pequena cicatriz na pele. Na maioria dos casos, leva a pigmentação menor na camada superior da pele, que é automaticamente curada.

Cicatriz da vacina BCG vs cicatriz da varíola

Identificar o tipo de cicatriz da vacina é muito importante para tratá-la. Como você pode ver, a maioria das pessoas recebe uma varíola ou uma cicatriz de vacina BCG. No início, essas duas cicatrizes podem parecer semelhantes, mas podem ser facilmente distinguidas. Uma cicatriz da vacina contra a varíola é geralmente mais deprimida do que uma cicatriz da vacina BCG. Além disso, uma cicatriz de varíola é mais redonda e tem bordas distintas.

A cicatriz do BCG seria um pouco elevada e poderia formar uma figura redonda distorcida. Embora ambas as cicatrizes possam ser encontradas no ombro esquerdo, a vacinação que resta da cicatriz é considerada varíola.

Outra maneira de distingui-los é considerando a idade e a nacionalidade do paciente. As vacinas contra a varíola que deixam cicatrizes foram descontinuadas em 1980 em quase todos os países. Portanto, se uma pessoa nascer depois disso, então eles podem não ter uma cicatriz de vacina contra a varíola. Além disso, se eles vêm de países com taxas mais altas de tuberculose, eles podem ter uma cicatriz de vacina BCG também.

Leia também: Cicatriz Hipertrófica – Causas, Tratamentos e Prevenção

Tratamento da cicatriz da vacina

A boa notícia é que uma cicatriz de vacina pode ser facilmente tratada seguindo a abordagem correta. Aqui estão alguns dos tratamentos recomendados –

  • Resurfacing a laser

Este é um tratamento não invasivo e rápido para cicatrizes de vacinas de todos os tipos. Neste, o tecido da cicatriz é cuidadosamente exposto a um feixe de laser controlado, que destrói as células pigmentadas. Isso aumenta a produção de colágeno natural em nossa pele. As novas células da pele preenchem automaticamente a depressão e atenuam as cicatrizes da vacina.

  • Enchimentos Dérmicos

Se você estiver procurando por um tratamento de remoção de cicatriz de vacina com desconforto mínimo, então você pode explorar preenchimentos dérmicos em detalhe. Nesta técnica, um dermatologista irá curar a cicatriz deprimida com materiais amigáveis ​​à pele (como o ácido hialurônico). Ele fica lá pelos próximos meses até que seja automaticamente absorvido pela pele. A cicatriz vacinal deprimida causada por BCG ou varíola é elevada e forma um acabamento impecável.

  • Injeções intralesionais

Se a cicatriz é um pouco proeminente e parece se expandir, então o seu dermatologista também pode injetar esteróides. Com o tratamento, o médico deve certificar-se de que a cicatriz esteja achatada. No entanto, você pode precisar de um punhado de injeções intralesionais para obter os resultados desejados.

  • Outros tratamentos

Além disso, existem alguns outros tratamentos de cicatrizes de vacinas que o seu dermatologista pode sugerir. Por exemplo, um peeling químico pode se livrar de uma bolha ou uma pequena crosta na pele. Se a cicatriz é proeminente, então seu médico também pode realizar uma cirurgia de incisão simples, bem como obter uma solução permanente. Existem também alguns medicamentos tópicos que podem ajudá-lo a se livrar de algumas cicatrizes. Você deve visitar um dermatologista experiente para conhecer essas soluções em detalhes.

Leia também: Tecido cicatricial – Tipos, tratamento, prevenção e perguntas frequentes

FAQs

Vacina BCG mas sem cicatriz

Enquanto na maioria dos casos, uma vacina BCG levaria à formação de uma bolha ou uma cicatriz, não é uma compulsão. Às vezes, as crianças não desenvolvem uma cicatriz no local da vacina. Não há nada para se preocupar nesta situação. No entanto, você pode visitar um médico para obter uma opinião profissional.

Infecção da cicatriz da vacina BCG

Às vezes, o local de vacinação pode ser infectado algumas semanas ou meses após o tiro. Também pode desenvolver pus e infecção também. Neste caso, você deve consultar um médico e verificá-lo. Seguindo um curso de tratamento (medicação tópica e oral), a infecção seria tratada.

Leia também: Como remover cicatrizes de acne – saber de um dermatologista

Agora, quando você sabe como se livrar de uma cicatriz de vacina de uma forma holística, você pode simplesmente visitar um dermatologista experiente. Tente visitar um especialista em dermatopatologistas que segue protocolos rigorosos relacionados à remoção de cicatrizes de vacinas. Desta forma, você obteria os resultados desejados de forma eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.