forca-de-vontade-comemore-suas-conquistas
Blog

Como Melhorar a Força de Vontade

Se você é um daqueles que tem problemas com a força de vontade e está sempre desapontado para não perder peso, parar de fumar ou poupar mais dinheiro

Conheça as dicas para te ajudar tomar melhores decisões. A má notícia é que a força de vontade, como quase tudo na vida, é um recurso escasso. Em termos de atingir metas, isso significa uma capacidade limitada de manter o foco. Em termos práticos, quando você se concentra demais em uma coisa, acaba deixando outra coisa a parte, de lado. Muitas pessoas que tentam abandonar um vício acabam simplesmente mudando para outro. Estudos mostram que entre 20 e 30% dos pacientes que fazem redução do estômago acabar com outras compulsões, para compensar a falta de comida.

Quando assumimos o compromisso de deixar um mau hábito, devemos avaliar as possíveis conseqüências que se livrar do vício pode trazer.

É aquela piada do cara que começou a tricotar para parar de fumar e depois teve que voltar a fumar para parar de tricotar. Professor Roy Baumeister da Universidade da Flórida e um dos precursores dos estudos de força de vontade demonstrou isso com um experimento engenhoso. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos e tiveram que resolver quebra-cabeças. Um dos grupos estava na frente de um pote de biscoitos de chocolate, acabado de sair do forno, enquanto outro ficava na frente de um prato de … rabanetes. Mas nenhum deles podia comer. A maldade do estudo é que os enigmas não tinham solução e o verdadeiro propósito do experimento foi ver quanto tempo os voluntários insistiram na tarefa, enquanto resistiam bolinhos ou rabanetes.

No final, o que os pesquisadores descobriram foi que o grupo que teve que resistir aos biscoitos desistiu antes porque sua força de vontade tinha sido consumida em resistir aos cookies. Uma das teorias de Baumeister é que resistir às tentações reduz a concentração de açúcar no sangue – Da mesma forma que um exercício físico consome energia corporal – e, portanto, o desempenho em uma tarefa intelectual piora com o tempo, ou como exigimos mais do cérebro. Para testar essa hipótese, a professora sujeitou os voluntários a atividades que demandavam grande esforço intelectual, mas entre um e outro, ofereceu uma limonada aos participantes. A diferença é que metade deles tomou a limonada com açúcar e a outra metade com adoçante – mas eles não sabiam disso.

Como Baumeister previu, os voluntários que consumiram açúcar – e, assim, reabasteceram seu estoque de energia – teve resultados muito melhores do que aqueles que tomaram limonada com adoçante. E essa é a boa notícia: a força de vontade funciona como um músculo: durante e imediatamente depois do uso fica enfraquecido; Mas quanto mais você se exercita, mais forte fica. A psicóloga australiana Megan Oaten selecionou alguns de seus alunos para uma programa de planejamento financeiro para ajudar a economizar mais. Após as primeiras semanas, os voluntários melhoraram todos os dias a capacidade de economizar dinheiro.

Mas, além disso, eles também deram passos importantes em outros aspectos, especialmente aqueles que dependem de autocontrole e organização.

No famoso teste de marshmallow, as crianças tiveram que resistir à tentação para comer o doce por um tempo, e se o fizessem, ganhariam outro. A parte interessante do estudo é que, à medida que cresceram, as crianças que resistiram a oferta inicial desenvolveu uma maior capacidade de auto-controle e foram mais bem sucedidos em tarefas que exigiam essa habilidade. Então, quando você está passando por momentos em que precisa tomar decisões importantes, é aconselhável prestar atenção a outras atividades que possam exigir muito da sua força de vontade – porque eles podem consumir muita energia e atrapalhar seu foco em outras coisas.

E a outra boa dica para quando você precisa tomar decisões importantes é verificar esses vídeos do lado, porque cada um tem uma ideia que pode ajudar muito. E se você acabou de chegar aqui no meu canal, não se esqueça de se inscrever para voltar e confira as novidades. Porque aqui você tem novo vídeo toda semana..