Angioma Aranha – Causas, Sintomas e Tratamento

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Créditos de Imagem shutterstock / freepik
            
                    NESTE ARTIGO

O angioma de aranha é uma condição de agrupamento de pequenos vasos sanguíneos dilatados presentes perto da superfície da pele. Este grupo de vasos agrupados parece uma teia de aranha, com um ponto central, daí o nome. Esta condição de angioma aranha pode ser causada devido a várias razões, tais como alterações hormonais, condições médicas, exposição solar excessiva e lesões. Embora na maioria dos casos seja uma condição inofensiva, pode levar algum tempo a causar dor e desconforto. Portanto, é importante procurar ajuda médica através de um dermatologista especialista antes que a condição se agrave.

O que é aranha? Angioma?

Angioma de aranha também é conhecido como nevus araneus, nevo de aranha, aranha vascular e telangiectasia de aranha. Eles aparecem como vasos sanguíneos inchados sob a superfície da pele. Você pode identificá-los como uma condição de pele leve que aparece como uma mancha vermelha na superfície da pele, com visível agrupamento de vasos sanguíneos agrupados.

Um vaso central, chamado alimentador, normalmente se dilata e se separa em vários vasos, representando uma teia de aranha. Pressionando o alimentador faz com que a lesão desapareça temporariamente, mas é recarregada com sangue assim que a pressão é liberada. Esta condição é muito comum em crianças e, na maioria dos casos, geralmente desaparece após atingir a puberdade.

Leia também: O que é o nevo melanocítico?

Sintomas do nevo da aranha

O angioma de aranha parece um ponto avermelhado com vasos finos desovando na superfície de sua pele. Parece uma teia de aranha e é tipicamente vermelha, azul ou às vezes até roxa. Aparece principalmente nas seguintes partes do corpo –

  • Pescoço
  • Tronco superior
  • Orelha
  • Antebraços
  • Cara (abaixo dos olhos e das maçãs do rosto)
  • Mãos (costas das mãos e dedos)

Você pode observar lesões únicas ou múltiplas devido a essa condição, e cada mancha é de quase 1 a 10 mm.

Se deixado desacompanhado e quando a condição se agravar, você poderá sentir dor / queimação ao redor da lesão, especialmente se estiver na perna. Às vezes, essa condição também pode causar sangramento, portanto, é importante consultar um especialista e encontrar um tratamento preciso dessa condição antes que ela saia das mãos.

Leia também: Tipos de lesões de pele

Causas do Angioma de Aranha

O que causa o angioma da aranha não é muito claro, mas há certos fatores que são possíveis pontos de ativação, como flutuações hormonais, lesões graves, exposição excessiva ao sol e problemas médicos subjacentes, como doença hepática. Em alguns casos, essa condição aparece durante a gravidez por causa dos altos níveis de estrogênio no corpo. Os indicadores a seguir destacam as causas do angioma da aranha.

  • As doenças do fígado, como a cirrose hepática, podem resultar na formação de numerosos grupos de vasos na pele por vez. Observou-se que quase 33% das pessoas afetadas pela cirrose hepática experimentaram angiomas de aranha
  • Altos níveis de estrogênio no corpo podem mostrar aparências de várias lesões, já que o fígado não é capaz de metabolizar os estrogênios circulantes além de uma certa quantidade. A dilatação dos vasos que é observada nesta condição é devido aos altos níveis de estrogênio no organismo.
  • Devido à falha do músculo esfincteriano, que envolve uma arteríola cutânea
  • Devido a lesões graves
  • Excessiva exposição aos raios solares
  • Devido a doenças hepáticas significativas

Leia também: Como cuidar da pele do sol?

Diagnóstico De Angioma De Aranha

Normalmente, na maioria dos casos, a aparência das lesões na superfície da pele, com aglomeração visível de vasos, é tudo o que é necessário para julgar que é o angioma de aranha. Em alguns casos, a biópsia de conduta do dermatologista para confirmar a condição. Além disso, o dermatologista analisa sua história médica e disposição genética para determinar a gravidade da condição.

Além disso, você também é diagnosticado para doença hepática, e se o seu dermatologista suspeitar de problemas no fígado, sua amostra de sangue é levada para entender sua condição completamente. O fígado tem muitas responsabilidades, como ajudar a digerir alimentos, desintoxicar o sangue e produzir proteínas, e qualquer problema com o fígado pode desencadear muitos problemas, sendo o angioma-aranha um deles.

Tratamentos Para Angiomas De Aranha

Principalmente, os casos de angiomas de aranhas são assintomáticos e são muito comuns em crianças. Mas eles podem levar anos para desaparecer. Essa condição geralmente está associada a várias causas, como lesões graves, exposição ao sol, gravidez e problemas no fígado.

Existem algumas soluções temporárias disponíveis, como o eletrocautério, que ajudam na remoção de lesões, mas podem não ser completamente seguras.

Tratamento com laser – O tratamento mais popular que é usado para curar o angioma da aranha é o laser Nd: YAG, que penetra através da pele e infunde nos vasos sanguíneos. É uma tecnologia laser aprovada pela USFDA. A energia térmica do laser é usada para coagular o sangue dentro dos vasos, o que faz com que colapse. Então, depois de algumas semanas, esses vasos desaparecem, juntamente com as lesões, e o sangue é eliminado pelas células de eliminação do corpo.

Todo este processo acontece sem causar danos à pele que está perto da área afetada. Uma anestesia local é usada para garantir que não haja desconforto causado durante o tratamento. Você ainda pode sentir um leve formigamento durante o tratamento, mas, com a mais recente tecnologia, os lasers vêm com um sistema de resfriamento, que ajuda a neutralizar a energia térmica e impedir que sua pele de queimaduras ou danos

Agulhas hipodérmicas – Agulhas hipodérmicas também podem ser usadas para picar o centro do angioma para abrir a arteríola dilatada, de forma que o sangue flua livremente e então lentamente a arteríola encolherá e desaparecerá em breve. Este tratamento é um pouco doloroso, mas não deixa cicatrizes na pele.

Leia também: Como encontrar um dermatologista?

Prevenção

Os angiomas de aranha não podem ser realmente evitados e é muito difícil chegar a medidas preventivas. Se você tem a tendência de ter vasos sanguíneos fracos devido à predisposição genética, é provável que você seja afetado por essa condição. Tendo dito isso, existem algumas maneiras que podem ajudar a diminuir a probabilidade de aparecimento das lesões causadas por essa condição – limitar a exposição ao sol, controlar o consumo de álcool,

Os angiomas de aranha podem ser inevitáveis, pois um fator de risco é simplesmente o envelhecimento. Se sua família tem uma condição genética para vasos sanguíneos fracos, isso também pode fazer com que apareçam. Não há medidas preventivas específicas conhecidas, mas você pode diminuir a probabilidade de sua aparência evitando a terapia hormonal –

  • Protegendo sua pele do sol e aplicando protetor solar nas áreas comumente afetadas, como pernas, rosto e pescoço
  • Controlando seu consumo de álcool
  • Evitar a terapia hormonal
  • Garantir que você tome medidas para ter um fígado saudável

Leia também: Sunscreen – SPF 30 vs. 50

FAQs:

Os angiomas de aranha desaparecem?

Sim, o angioma de aranha geralmente é inofensivo e desaparece com o tempo. Geralmente ocorre durante a infância e desaparece após atingir a puberdade. Mas, é importante procurar ajuda médica para detectar sinais dessa condição, pois, às vezes, o angioma pode se tornar muito doloroso e causar muito desconforto.

Quais são os fatores de risco para o nevo da aranha?

A seguir estão os fatores de risco –

  • Idade: A velhice tende a enfraquecer as válvulas nos vasos sanguíneos, o que mais tarde leva ao angioma de aranha
  • Alterações hormonais: Flutuações hormonais devido à gravidez, puberdade, menopausa ou ingestão de contraceptivos podem atrapalhar a quantidade de estrogênios no organismo, o que causa o desenvolvimento de angioma de aranha
  • Problemas hepáticos: Problemas hepáticos resultam na formação de vários grupos de vasos sanguíneos agrupados de cada vez
  • Exposição solar: A exposição excessiva ao sol também é um ponto de partida para esta condição
  • História familiar: Embora, o angioma de aranha não seja diretamente hereditário, mas se a sua predisposição genética indica a probabilidade desta condição, então possivelmente seria afetado por esta condição.
  • Obesidade: Seu peso influencia a pressão aplicada nos vasos sanguíneos e, portanto, pessoas obesas podem ser afetadas por essa condição
  • Imobilidade: Em alguns casos, se a condição de angioma de aranha se agravar, ficar sentado ou em pé por um longo período de tempo pode causar desconforto, pois inibe a circulação sanguínea.

Quem está em risco?

O angioma de aranha é uma condição que afeta crianças e adultos e é mais evidente em pessoas de pele clara. Quase 50% das crianças desenvolvem essa condição em algum momento de sua infância.

Além disso, há uma alta probabilidade de pessoas com problemas no fígado e níveis elevados de estrogênio serem afetados por essa condição.

O aranha angioma blanch?

Sim, ao comprimir o vaso central, produz o branqueamento e dilui a lesão temporariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.